Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

reverieart

reverieart

13
Ago18

Arquitetura, cor, arte - um discurso à volta do mesmo

Fer.Ribeiro

5- (320)

 

A arquitetura como arte, sim, mas uma arte utilitária que não se conjuga apenas na estética, pois é feita para ter vida dentro dela. Criativa, talvez, mas limitada pelo utilitário e ao próprio limite da arquitetura, daí, ene vezes haver formas (estéticas) que se repetem, não por plágio ou por regra, acredito que também acontecem naturalmente porque são forçadas a acontecer.

 

6- (320)

 

Mas sobretudo a arte é um estado de espírito, digamos que é a poesia das formas, da luz, das sombras e um pouco ou muita imaginação para ver além do real e da ilusão.

 

7 -  (1735)

 

E a ausência de cor!? Na fotografia limita-nos à essência das coisas, sem a distração ou ruído da cor. Na arte, como se a fotografia não fosse arte, penso que é a mesma coisa, mas exigente, ou seja, aparente muito fácil de fazer ou atingir, mas nem sempre conseguida de modo a prender-nos no sentido estético, de modo a fazer-nos parar, pasmar diante daquilo que está à beirinha de ser simplesmente nada, rien de rien…

 

8 -  (1723)

 

Ausência de cor por excesso de luz e ausência de cor por falta dela e o p&b q.b. também não passam de uma ilusão. Afinal de contas o branco não é tão branco assim e o preto também não o é tanto como parece. Isolado, sim, o branco é branco e o preto é preto, mas basta juntar um objeto branco a um outro que aparentemente é igualmente é branco, para facilmente verificarmos que não têm a mesma cor, o mesmo se passa com os pretos. Dizem que uns são quentes, outros frios, outros assim-assim, ainda e muito antes de darem lugar aos cinzas, os cinzentos. Ou seja, é tudo uma ilusão. O branco puro padrão não existe, o preto puro padrão também não existe. É tudo uma ilusão tal como a cor o é, apenas a luz é real.

 

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D